Vila Real
Vila Real é uma cidade situada no norte de Portugal. É sede de concelho e capital de distrito. Situa-se numa das encostas do Marão, a uma altitude de aproximadamente 460m. A região em si é muito montanhosa (atingindo a maior altitude na serra do Larouco, a 1525 m).
O natural ou habitante de Vila Real denomina-se vila-realense e, em 2005, o concelho apresentava 50 297 habitantes. O distrito é composto por 14 concelhos e divide-se em 30 freguesias.
História de Vila Real
A região de Vila Real foi habitada a partir do Paleolítico, verificando-se um despovoamento significativo com as invasões bárbaras e muçulmanas. Esta desertificação levou a que, em 1096, no séc. XI, D. Henrique atribuísse um foral a Constantim de Panóias para promoção da região. Não obstante, em 1272, como novo incentivo ao povoamento, D. Afonso III atribuiu um foral para a fundação de Vila Real de Panoias, também sem sucesso.
Vila Real de Panóias foi efectivamente fundada em 1289, por foral de D. Dinis. Ao que a História nos conta, já em 1139, à localização da actual cidade se chamava “Vila Rial”.
No séc. XVII e XVIII, Vila Real consolida o epíteto de “Corte de Trás-os-Montes”, uma vez que muitos nobres se fixaram nesta zona, maioritariamente devido à Casa dos Marqueses, facto comprovado pelas inúmeras pedras-de-
-armas, com os títulos de nobreza dos seus proprietários.
Devido ao significativo aumento da população, foi-lhe atribuído, no séc. XIX, o estatuto de capital de distrito e, mais tarde, já no séc. XX, o de capital de província [1]. Apenas foi elevada a cidade em 20 de Julho de 1925.
Em 1986, com a criação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, verificou-se um importante aumento demográfico e consequente revitalização da população.
Ao longo destes anos, tem sido evidente a evolução da cidade, através da valorização da cultura (de que são exemplo o Teatro de Vila Real e o Conservatório de Música) e da recuperação de várias áreas da cidade (como o Bairro dos Ferreiros e a área envolvente do Rio Corgo). O crescente desenvolvimento é notório, a todos os níveis, sendo um dos locais de eleição para o desenvolvimento externo.